domingo, 10 de novembro de 2013

Dor lombar - curso de classificação em divisão de subgrupos

   Realizado no Instituto Wilson Mello em Campinas com John D Childs. Um conceito novo baseado em evidencias, com grandes resultados. 

   Dor lombar é um assunto comum entre a população, mais comumente na idade de 30 a 50 anos, relacionada a vários fatores.








www.iwmello.com.br 

domingo, 1 de setembro de 2013

Drenagem com Kinesiotaping (Kenzo Kase)

Adoro testar algumas aplicações em mim em em minha família, pois assim consigo saber exatamente o que acontece passo a passo após a aplicação

Quando aplico em um paciente, eles adoram, relatam melhora no dia seguinte ou falam da sensação agradável que tem no mesmo dia. Mas uma semana depois eles esquecem, você pergunta e eles não relatam corretamente, apenas gostam.

Aqui vai uma amostra de uma aplicação que fiz em mim. Não ficou da maneira que eu gostasse, pois os cortes ficaram grosseiros. Mas foi bem legal, coloquei um dia e retirei no outro dia 24 horas depois da aplicação, mesmo sem desgrudar, eu queria ver como ficou.

Coloquei sobre um hematoma de duas semanas, de uma queda de Skate, estava bem dolorido ainda. Vocês devem estar questionando o por quê eu não coloquei antes! Eu estava no interior e não havia nenhuma KT para eu utilizar!

Observei: edema menos em alguns pontos e diminuição da dor na palpação. Fiquei satisfeita com o resultado. Sugiro aplicar 2 x na semana.



Antes de colocar a KT




Apliquei no sentido da drenagem linfática (face lateral)



 Sentido da drenagem linfática (face medial)





24 horas após aplicação

terça-feira, 2 de julho de 2013

Um caso interessante de dor "lombar"

Ola pessoal,

na verdade o caso foi interessante para mim, por isso gostaria de compartilhar a minha experiência.

Paciente: CM , 45 anos.
Protusão discal L5/S1 com dor irradiada para art. sacroilíaca D e E, dor em glúteo médio E e com limitação na flexão da coluna.

No início essa paciente não tinha posição confortável para ficar, parou de jogar golfe e fazia pequenas caminhadas aos fins de semana. Fiz o tratamento com RPG original, utilizando 2 posturas, uma em A/F e uma em F/F. Mas o interessante do caso foi que, após 4 sessões a dor mudou de região, ficando mais definida e apenas em lombar, com 8 sessões apresentou uma queixa maior em ATM com fortes zumbidos no ouvido e meu foco era sempre lombar. A paciente era sempre colaborativa e também procurou  passar por uma equipe multidisciplinar, o que foi legal. Passou com um dentista especialista em buco maxilar e este trocou a placa que ela usava para dormir há um ano que estava incorreta e sem manutenção. Passou também com um reumatologista, que citou alguns problemas articulares e  "emocionais", no qual eu já havia percebido. Conclusão, uma equipe multidisciplinar é muito importante, ainda mais quando falam sobre o mesmo objetivo, dando mais segurança ao paciente. Hoje minha sessão tem um foco em lombar associada a cervical, o dentista tratando a mordida cruzada e o reumatologista cuidando das dores articulares. Paciente já está quase sem dor e voltando as suas atividades diárias.
Não podemos fechar os olhos e achar que todas as dores lombares são iguais e melhoram com a mesma conduta, temos que individualizar e entender o paciente.

Frase da paciente: "estou feliz, pois todos falam a mesma coisa, mesmo sendo especialidades diferentes, todos citam a mesma questão e traçam a conduta com o mesmo objetivo".

*citei resumidamente a minha conduta, pois não da para falar sobre as posturas realizadas, cada dia a paciente se apresentava de uma forma e com uma compensação e queixa.




Posturas da RPG original 


domingo, 9 de junho de 2013

Massagem Relaxante com Velas

Não temos muito o que falar sobre esse assunto, pois falando em massagem, todo mundo já gosta da ideia!!

Mas uma ideia legal para inovar no seu atendimento, são as velas aromáticas de massagem relaxante. Elas não queimam como todos tem a impressão!! O cheiro é agradável e a sensação é ótima.

Temos várias marcas no mercado para comprar! Atualmente não consegui comprar a vela da marca Germaine de Capuccine, pois saiu do mercado, pelo menos aqui em SP.





Kinesio Taping - Kenzo Kase

O método Kinesio® Taping foi criado pelo Dr Kenzo Kase na década de 70 no Japão, com o objetivo de ser um tratamento entre as sessões de quiropraxia, e para isso ele desenvolveu a bandagem Kinesio® Tex Gold. 

A Kinesio® Tex Gold é um adjunto terapêutico para atletas e pacientes - independentemente do perfil do paciente, todos podem beneficiar-se. Indicada em lesões agudas e crônicas com o objetivo de dar suporte e estabilização muscular permite aos pacientes uma melhor recuperação.

A Kinesio Taping promove estímulos sensoriais e mecânicos (elásticos) duradores e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos através de mecano receptores encontrados na epiderme e derme. Com isso o paciente tem uma melhora da dor ou uma melhora na estabilização da região. Mas para que isso ocorra, deve ser aplicado por pessoas com conhecimentos necessários e da área da saúde, pois utilizamos da anatomia e biomecânica para aplicação correta.

Segundo Kase (2003), criador da técnica estas informações produzem vários efeitos, tais como: Diminuição da dor e da sensação de desconforto; Promove suporte durante acontração muscular; Diminui a congestão do fluxo linfático, assim como extravasamento sangüíneo subcutâneo; Ajuda nas correções dos desvios articulares; Promove auxílio na contração muscular; Promove estímulos, aumento da propriocepção.

Tenho visto muitos pacientes comentarem que algumas pessoas compram para aplicar em casa. Ou seja, aplicam a técnica sem fundamento. Isso não acarreta nenhum problema grava, mas também nenhum efeito desejável. Também temos que ter cuidados, pois podem causar lesões na pele, caso seja aplicado com uma tensão exagerada ou inadequada. A bandagem é elástica apenas em um sentido, mas a técnica não tem necessidade de esticar a faixa.
A maioria dos pacientes que apliquei a Kinesio tiveram um boa resposta, como a maioria das aplicações foram feitas em dores crônicas, eles relataram uma sensação de alivio na dor. A faixa fica em uma media de 3 dias grudada na pele, poucas descolaram em apenas um dia. 

Não tem diferença nas cores, isso é apenas para variar, podemos brincar com elas, mas tive pacientes que relataram que umas cores colam mais que outras!!

Fiquei satisfeita em fazer o curso, gostei das dicas de tratamento e tive boas respostas nas aplicações. Fiz o curso com o instrutor de São Paulo, Rafael Proença.