na verdade o caso foi interessante para mim, por isso gostaria de compartilhar a minha experiência.
Paciente: CM , 45 anos.
Protusão discal L5/S1 com dor irradiada para art. sacroilíaca D e E, dor em glúteo médio E e com limitação na flexão da coluna.
No início essa paciente não tinha posição confortável para ficar, parou de jogar golfe e fazia pequenas caminhadas aos fins de semana. Fiz o tratamento com RPG original, utilizando 2 posturas, uma em A/F e uma em F/F. Mas o interessante do caso foi que, após 4 sessões a dor mudou de região, ficando mais definida e apenas em lombar, com 8 sessões apresentou uma queixa maior em ATM com fortes zumbidos no ouvido e meu foco era sempre lombar. A paciente era sempre colaborativa e também procurou passar por uma equipe multidisciplinar, o que foi legal. Passou com um dentista especialista em buco maxilar e este trocou a placa que ela usava para dormir há um ano que estava incorreta e sem manutenção. Passou também com um reumatologista, que citou alguns problemas articulares e "emocionais", no qual eu já havia percebido. Conclusão, uma equipe multidisciplinar é muito importante, ainda mais quando falam sobre o mesmo objetivo, dando mais segurança ao paciente. Hoje minha sessão tem um foco em lombar associada a cervical, o dentista tratando a mordida cruzada e o reumatologista cuidando das dores articulares. Paciente já está quase sem dor e voltando as suas atividades diárias.
Não podemos fechar os olhos e achar que todas as dores lombares são iguais e melhoram com a mesma conduta, temos que individualizar e entender o paciente.
Frase da paciente: "estou feliz, pois todos falam a mesma coisa, mesmo sendo especialidades diferentes, todos citam a mesma questão e traçam a conduta com o mesmo objetivo".
*citei resumidamente a minha conduta, pois não da para falar sobre as posturas realizadas, cada dia a paciente se apresentava de uma forma e com uma compensação e queixa.
Posturas da RPG original
